domingo, 17 de junho de 2007

O tempo

O tempo é o grande mote do século XXI. Na verdade, a falta dele.

Reli Lavoura Arcaica de Raduan Nassar. Fantástico. Ler obrigada, sobre pressão nunca flui; no máximo, a pressão pessoal, motivada pelo desejo da leitura. A falta de tempo destruiu a obra do paulista, natural de Pindorama. Eu vi o filme. Bárbaro. Fui obrigada a reler – seria uma injustiça se não o fizesse.

Nassar focaliza sua obra na família, na idéia do clã e da união; da terra como a base de tudo. Não foco no foco, penso como o autor trabalha o tempo.

Eu me aflijo com a falta de tempo e me pergunto por que ele dura tanto, ou às vezes porque é curto demais. Raduan acredita que “o tempo sabe ser bom, o tempo é largo, o tempo é grande”. Talvez por isso nos perdemos: depositamos nossa fé nessa grandeza e o horizonte se torna remoto.

Não temos tempo para amar, para dar risadas ou para chorar: a máquina humana estagnou na espera do longo caminho do tempo.

Por vezes temo esperar demais e fazer de menos; deixar para amanhã o livro, o bar, a praia e tudo virar ontem.

É certo ou errado ter fé na espera? Acreditar que o depois vai dar certo? Nassar diz que “só a justa medida do tempo dá a justa medida das coisas”. Falta o tempo ser justo.

3 comentários:

Mah disse...

“Saudade de um tempo? Tenho saudade é de não haver tempo".

Dito de Tizangara

Mia Couto em O último vôo do flamingo.

Henrique César Santana disse...

Normal eu reclamar que não tenh tempo. Sei que tenho e sei que poss fazer ele trabalhar a meu favr, mas o problema é justamente achar que eu não tenho tempo pra fazer acontecer.

Anônimo disse...

É... minha linda amiga.
A falta de tempo, os prazos, fechamentos. Esse mundo do relógio imaginário é cruel, mas ao mesmo tempo inspirador.
Penso no cronista que era obrigado a escrever todos os dias o que quer que fosse e hoje é relembrado nas livrarias e nas bancas de revista. O Pornográfico escreveu como uma precocidade tantas vezes amendrontadas dos homens. Mas com o sublime gozo eterno de quem lê.
Como ti!

Perfeito