domingo, 12 de agosto de 2007

Uma questão de fé

Ontem foi dia de Santa Clara. "Santa Clara clariai"!

É interessante pensar na fé e como ela é construída. Todo mundo tem fé; todo mundo acredita em algo, nem que seja um pouco. Acredita em Deus, nos Orixás, no horóscopo ou no seu time de futebol.

Ontem rezei pra Santa Clara clariar. Será que na vida a gente aprende a ter fé?

Disse a um amigo meu pra rezar também, pra pedir coisas boas e etc.; ele me disse que não sabia rezar. Mas desde quando se aprende? Ele argumentou que eu fui criada assim, assim em meio de rezas, no caso, do mundo católico, e que ele nunca soube o que era isso. Talvez se aprenda a acreditar no mundo "sobrenatural".

Eu aprendi a acreditar em tudo, o que acaba fazendo aumentar a fé, essa esperança sem fim em dias melhores.

Não gosto muito de missas, acho formal, mas mesmo assim, por Santa Clara fui a uma, por vontade própria o que não ocorria há uns cinco anos. A missa, a vela acesa, o santinho que está carteira, assim como a medalhinha que anda na bolsa, são símbolos somente, mas importantes para criar uma energia, capaz de atrair o bem.

Mesmo sem santos, anjos ou o que for a idéia mais importante é essa mesmo de atrair o bem, desejá-lo... E deixar rancores, mágoas e dores pra trás. A fé pode existir mesmo depois da fase da socialização, a fé pode ser um monte de coisa. Fé é simplesmente continuar a luta.

5 comentários:

Anônimo disse...

"Não acreditar em Deus é deus também" Fernando Pessoa, eu acho.

Tem gente que diz que fé é tipo loteria, Deus te aponta lá de cima e fala assim: "Esse aqui vai acreditar!" ou "Esse aqui...ah, ele se vira..." Teve uma época que eu esperava algum milagre, pra comprovar o cara, que num sou besta. Feito não o visse interessado em retornar minhas ligações, decidi ter fé em mim. Aí hoje em dia rezo bastante, para lembrar. E agradecer. Tem dias que reclamo também.

Anônimo disse...

Eu tenho um escapulário no peito, um São Francisco, um São Miguel Arcanjo e um enorme, poderoso e rubro-negro São Judas Tadeu na estante do quarto. E vc tem um talentão com as palavras.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ps: eu tinha enviado o mesmo comentário outra vez, por isso apaguei! :*

Salve Jorge disse...

Religião
Relegas
Legião
Reles
Legitimação
Do que é vão
E do que não é

Fez
E faz
E fará
Peregrinação
Reza
Prece
Oração
Desejos
De identificação...

Se há Deus ou Deusa
Demônios ou anjos
Bruxas ou espíritos
Fadas ou predestinação
Não sei
Se não há
Também não
Só sei que nada sei
Já diria
Quem sabia de tudo
Mas os respeito todos
De todo coração

P.s - Ante tal honraria de figurar em tão nobre fidalguia, retribui na medida de pô-la também em minha galeria.. és dona da sabedoria e de toda minha simpatia..