sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Conexão Brasília-Paris

Paris tem anos de história a mais do que o Brasília. A centenária européia também deixa na poeira, no quesito “revolução”, a moiçola do cerrado.

O povo aqui no Brasil em geral não sabe protestar, não como os europeus, que por um motivo inexplicável reclama de tudo e consegue tudo. Talvez sejam esses séculos que nos separam fisicamente e metafisicamente.

No Rio e em São Paulo a galera é mais mobilizada e arquitetura do local facilita muito: ruas estreitas e escassas que levam a um mesmo lugar. Brasília e suas imensas avenidas, cheia de atalhos, impedem grandes manifestações com grandes abalos. Trancar a rodoviária é uma boa, mas faltam voluntários.

Todo mundo reclama, mas ninguém bota a cara a tapa. Os brasilieros estão menos dispostos a apanhar do que os franceses. A cadeia francesa deve ser bem menos rock'n'roll que a brasileira.

A corrupção existe em todo lugar. Mas aqui ela parece tão mais...maior. A gente não grita nossos direitos porque ninguém ouve. “A gente é muita gente”. E é mesmo.

Um amigo meu francês veio pro Brasil, ele tá amando; do mesmo jeito que amei Paris. Quis chorar ao ver o Sena; ele ficou desnorteado com a Esplanada.

Falávamos dos movimentos revolucionários, brasilienses de preferência, cheios de filinhos de papai que lutam pelo direito de ir e vir, por educação, e outros mais. Tem gente que nunca andou de ônibus e luta pelas passagens baixas. Ao menos lutam. E não são todos. Mas muitos.

Falamos da utopia que eles carregam e de sua falta de organização; de sua semelhança com Os Sonhadores de Bertoluccie e do futuro/ função desses movimentos. Me chocou a percepção desse francês, que em menos de uma semana, vivendo ali, do lado da “revolução”, sentiu a existência de mais um movimento burguês que luta (?!) pelo povo.

Mas a esperança continua! Apesar de ser a elite em ação, é a elite em ação. É gente fazendo mais, buscando lutas um pouquinho mais igualitárias. É gente sonhando.

4 comentários:

Salve Jorge disse...

Sonhando e..
Vivendo
Sonhando
E vivendo..
Sonhando e vivendo
Só ando e vou vendo
Só, ando, eva ou venda..
Sois mando, erva vou tendo
Só amando, que vou vivendo
Somando, que remenda
Somas quando queres emenda
Somem sendo querer fenda
Funda
Fondo
Finda
Fundo
Mundo
Moribundo
Que tanto se remenda
Sorte haverem sonhos e viveres
E quem os sonhe
E quem os viva...

Henrique César Santana disse...

Eu já te falei o que penso sobre o povo que nunca andou de ônibus e milita no MPL. Aceito a sua justificativa de que eles pelo menos fazem alguma coisa...

Mas sei lá, acredito muito no André Luiz que diz que "a nossa palavra só tem luz quando a gente pratica o que fala".

T'amo Chiquita!

Henrique César Santana disse...

Tá, reli a minha resposta e refleti um pouco.

Talvez seja realmente digno você lutar pelo direito dos outros, mesmo que ele não te beneficie.

Pronto, seu post mudou a minha cabeça! kkk

Considere esse texto o mais significativo, porque ele MUDOU UMA CABEÇA! kkk

É o papel social do seu blog surtindo efeito!!!

Muah!

Mah disse...

A idéia é mostrar os dois lados da moeda.

É foda que a luta venha (mais uma vez) da elite, mas é válida, pois são uns a menos com o c* na mão.

Nesse país marcado por revoluções não populares, é a única chance do povo ver que deve ser lutar sim pelos seus direitos.

Mas bom saber que te dei uma luz, Rique.
=p