quarta-feira, 8 de agosto de 2007

piauí e a escrita

Hoje é quarta-feira, passam das nove e meia da noite, tô morrendo de sono e tento escrever um texto. Eu e essa minha promessa idiota de escrever todo dia. Sou péssima com promessas – tendo a não cumprir (nota-se).

Já escrevi algo para publicar hoje. É um escrito antigo, mas bem bacana.Vou publicar depois.

Leio minha nova piauí com um remorso por não ter acabado a de julho... Capinha maneira a desse mês, toda revolucionária e super-cool. Mania insistente essa de colocar ponto final em tudo, bem típico da revista.

Quero escrever sobre a revista. De PIMBA muitos dizem. [não sabe o que é PIMBA? Vá a Universidade Pública mais próxima, ao CCBB ou ao Cine Brasília em dia de festival. Vai ser auto-explicativo, pode acreditar].

Pois é, voltando... a piauí tem quase um ano [está na número 11] e foi lançada na FLIP do ano passado [se não souber o que é FLIP pode desistir de todo o texto]. Tinha o projeto inicial de durar dois anos no mercado. A seção de cartas nos revela um futuro bem mais promissor.

A revista, que é mensal, é bem popular no meio jornalístico e no meio amigos-de-jornalista. Alguns dos meus devem estar de saco cheio da frase “Na piauí desse mês tem uma matéria...”.

Tem de tudo lá. Muita coisa deslocada e muita coisa boa. Minhas seções prediletas são “esquina” e “horóscopo”. O primeiro conta uns casos bem surreais, meio difíceis de acreditar; o segundo não diz nada, como todos os outros horóscopos que existem por aí.

Das histórias desse mês, preferi as que abordam a arte da cola e a lista telefônica por apelidos. Assuntos bem úteis para a mesa do bar.

Pronto! Texto do dia escrito, posso dormir. Engraçado, lembrei agora de um texto da piauí que ensina como escrever sabe? Aí, o Steve Martin diz que...

3 comentários:

Henrique César Santana disse...

Hehe. Eu fui deixar o indivíduo na fedorenta rodoferroviária e lá uma mulherzinha da Abril me abordou pra fazer ssinatura. Disse que eu podia escolher qualquer revista pra levar de brinde na hora. Aí eu escolhi a piauí, mas infelizmente era a do mês passado (aquela da matéria maravilhosa sobre o plágio na moda). Aì fiquei com vergonha e fiquei com ela assim mesmo, fazendo duplicata aqui em casa. Sem falar que a piauí não cabe na minha bolsinha super descolada que veio de Paris. Aí eu tive que dobrar a piauí ao meio pra caber. Mas é uma boa revista! Ah, eu vi um vídeo do Moreira Salles falando sobre ela no Sempre um Papo. Se achar onde achei, volto pra contar.

Henrique César Santana disse...

Aqui: http://www.sempreumpapo.com.br/audiovideo/player.php?id=99

E tem outro nessa rádio aqui: http://www.pontoeletronico.fumec.br/radio/Entrevista.asp?CodEntrevista=4

Salve Jorge disse...

Horóscopo é a arte de não dizer exatamente nada daquilo que faça sentido a quem quiser ouvir, de modo que tal espectante desbravador de palavras possa ligá-las, como bem lhe aprouver.. é como um jogo de pontos a se ligar, mas que não tem uma forma prévia estabelecida.. ou até tem, aquela que você bem quiser..
Como disse o Calvin numa tirinha que me ocorreu agora.. (como não tenho acesso ao quadrinho, vou fazer uso da reminiscências da idéia dele em minha memória) "Um pato? Pra que diabos eu quero desenhar um pato.. meu talento artístico foi conduzido à despeito da minha vontade para expressar uma ave aquática completamente desinteressante.." ou algo do tipo..