terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Pensamentos breves sobre Cuba

Depois de quase meio século no poder Fidel Castro renuncia. O último reduto socialista nas Américas virou lista de prioridade dos EUA e da Europa. Quem garantirá sua vaga primeiro na pequena ilha?

Nessa corrida louca do imperialismo pós-moderno eu fico pensando nos cubanos: tadinhos, saem de uma ditadura socialista para entrar em uma capitalista. Lendo assim dá pra pensar que sou contra o socialismo. Não, não sou, mas toda forma de poder possui suas algemas.

Vi um filme muito bom que é um encaixe perfeito nesse contexto: Balseros. O documentário de 2002, traz a saga dos cubanos que criam balsas para atravessar os 145 quilômetros de mar que separa La Habana de Miami; e a pobreza sufocante do sonho americano. (A película espanhola possui 120 minutos e é dirigida pelos jornalistas Carlos Bosch e Josep Maria Domènech.)

Para onde vão esses cubanos a partir de agora? Ele fugirão? Não será mais necessário? E a saúde e educação tão elogiada mundialmente, permanecerá?

Um ponto de interrogação imenso é criado, do mesmo tamanho da esperança por dias melhores, dos conterrâneos de Fidel.

4 comentários:

Daniel Mello disse...

Acho que cuba ainda vai esperar um pouco antes de alguam mudança concreta. Ao contrário do que a simplificação histórica faz parecer, nenhum regime se sustenta em uma única figura. As instituições cubanas estão solidamente fundamentadas em meio século de regime político estático. Claro que a saída del Comandante é um convite a mudança, porém, quem deve assumir o poder agora é seu irmão, figura ignorada pela mídia antes dos problemas de saúde de Fidel, mas que provavelmente seguirá uma linha bem próxima do que vem sendo feito.

Eduardo Ferreira disse...

Muito bem dito sobre as moscas que cercam a pequena ilha do Caribe. Mas para muito de seus moradores, está longe de ser uma novidade.
Dera poder contar com a fé sem fim dos cubanos. Que ela seja uma força tão grande por sua liberdade pessoal, independente do regime instalado, como para se lançar ao mar em busca do ilusório "Sonho Americano".

"Un coche, una casa, una buena mujer"

PV disse...

Começa o tempo em que aqueles que nunca se atreveram a entrar na baia de Habana, agora virão salivando e sedentos pela miséria alheia. Esta (a miséria) agora se elegerá com urnas de couro e pano, bem vigiada pelas forças da ONU.

Ni Rum, ni arroz con pollo, ni McDonalds. Nada. Me alimento de nada aún que baile la salsa.

Mah disse...

"exactamente" paulo.

infelizmente...