sábado, 9 de fevereiro de 2008

A Maíra

“É bom viver como ensinou Maíra"
Página 216 do romance Maíra, de Darcy Ribeiro


21 anos atrás, em uma segunda-feira de quase carnaval, nascia um bebê preto, cheio de dobras, com olhinhos de jabuticaba, com o nome de Maíra. Maíra é o deus-sol para os mairuns (uma tribo indígena) e também era o nome de uma menina que passou pela vida da recém-mãe, por isso a escolha do nome. Maíra significa inteligência em árabe e é o nome de um romance de Darcy Ribeiro.

Maíra é um monte de coisa, inclusive a filha única de uma mineira de Araxá. Maíra, quando pequena tinha uma coleção de vestidos feitos pela avó e comia pedra no parquinho. Essa pequena aquariana era apaixonada por Barbies e ralou os joelhos zilhões de vezes. Até o dia em que escorregou e teve que levar seis pontos. Torceu o pulso jogando queimada, e o dedo, jogando vôlei. Maíra detestava Educação Física no colégio.

Maíra também não gostava de Matemática e de Física, mas amava História e Geografia. Maíra quis fazer Arquitetura, História, Filosofia, e assim vai... Até o dia que percebeu que era inevitável fazer Jornalismo. (Naquelas reuniões de pais e professores, ela sempre era a comunicativa...)

Por 10 anos estudou em colégio de freiras e foi lá que aprendeu que a honestidade e a verdade não são pra qualquer um. Aprendeu a rezar o terço e a questionar. Fez primeira comunhão, crisma e hoje em dia é devota de São Jorge.

Maíra sempre teve muitos amigos e muitos brinquedos. Ambos duram, até hoje. Torce pro Flamengo, pra Mangueira, pela paz e pelo amor. Amava o Topogigio e tem medo de altura.

Maíra odeia leite e adora barra de cereal e batata cozida.

Maíra teve decepções e alegrias como qualquer um. Nunca ganhou no bingo, mas já encontrou moedas no chão. A garota com lua e ascendente em Câncer gosta de música velha e de literatura brasileira. Maíra gosta de lavar louça, de escovar os dentes na sala e de bater fotos jornalísticas.


No mais, Maíra anda muito bem, obrigada.

3 comentários:

Eduardo Ferreira disse...

Maíra é minha confidente, minha amiga e minha irmãzinha...

Mah é FODA cumpadi!

Salve Jorge disse...

São Jorge também é devoto de Maíra...

"Lua bonita
Se tu não fosses casada
Eu preparava uma escada
Pra ir no céu te buscar
Se tu colasse teu frio com meu calor
Eu pedia a nosso senhor
Pra contigo me casar

Lua bonita me faz aborrecimento
Ver São Jorge no Jumento
Pisando no teu clarão
Pra que casaste com homem tão sisudo
Que come e dorme, faz tudo
Dentro do teu coração..."

Anônimo disse...

Maíra saber ouvir meus segredos tb.