sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Osso duro de roer

Engraçado. Me perguntam hoje o que achava do filme Tropa de Elite. Disseram que até entraram no blog, esperando uma opinião minha, mas não tinha nada aqui.

Eu estou há uma eternidade pra escrever sobre o filme de José Padilha, mas o tempo e o cansaço não me permitem. Nem a boêmia tem tido espaço....

Vários cineastas xaropes disseram que Tropa incita a violência e perdeu o controle: “a obra é maior que o diretor”, li em algum lugar. Acho puro drama.

Alguns estudantes made in Universidades Públicas não gostaram da obra do mesmo diretor de Ônibus 174. Acreditam que é uma publicidade do BOPE – Batalhão de Operações Especiais – , que defendem os policiais em geral e que colocam a culpa toda no usuários. Acho que isso é discurso de usuário.

Na minha visão Tropa de Elite [que foi inspirado no livro Elite de Tropa de Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel] é o nu e cru da sociedade brasileira. Triste, lastimável, mas a pura verdade.

A violência revelada pela telona é o que ocorre todo dia em vários cantos do Brasil; criticar Padilha por mostrar tão friamente a verdade é fácil demais. Lembro, que esses dias saiu uma pesquisa [procurei a fonte no Google, mas não achei] que mostra que a população mais pobre acha comum a violência policial, que ela é em partes justificada. O Brasil é uma retroalimentação: não há educação, não há saúde, não há consciência social. Logo quando chega o policial batendo, atirando, “tudo bem”, ...mas porque? No senso comum desse povo que grita, atado à pobreza, tudo é válido para obter justiça. Pior, tem gente que tem escolaridade e tudo mais e pensa do mesmo jeito. Tropa de Elite reflete a ignorância e prepotência, de raízes lusitanas de 500 anos atrás.

A construção do nosso país é baseada na corrupção, e a lição foi bem dada. Cinco séculos depois dói mostrar no cinema [programa de bacana] as conseqüências dessa desigualdade astronômica.

Parafraseando [ou copiando mesmo] o Correio Braziliense, Tropa de Elite é o saco plástico na cabeça da classe média brasileira.

6 comentários:

Unknown disse...

Adorei Mah...
Realmente um saco na cabeça da classe média..
Uma frase no filme me chamou a atenção, qual é ela exatamente eu ñ sei mas é algo assim, que a cada dia mais crianças pobres da favela morrem em conseqüência do tráfico de drogas que os "playboys"(classe média) custeiam...outra coisa interessante é no momento da passeata o que o Wagner Moura fala, que ele acha muito engraçado fazer passeata em prol da paz pelos próprios que pagam pela falta dela...uma cena que eu achei muito interessante foi a reunião na sala de aula falando do abuso de poder da polícia; dizer que toda a polícia é honesta? Hipocrisia. Mas eu fico pensando, mesmo a polícia abusando de poder, sendo corrupta etc etc etc o que seria do Rio sem ela?
Como é dito no filme, policial no rio ganha merreca, essa merreca ganha é que talvez justifique a corrupção.
Um bom exemplo é Brasília, posso estar errado, mas até onde eu sei policial do DF ganha o suficiente; pelo menos nunca ouvi alguém se queixando de ter de dar propina a policial em blitz, já no Rio de todas as vezes que vou lá é comum ouvir esse tipo de relato.
Bjs Mah...

Mah disse...

Pedrinho, pior que essa corrupção policial rola em toda lugar. RRio, Bsb, Nordeste. Onde há miséria, ódio e desigualdade, há a violência, resultado da ausência, da carência.

O que devemos pensar é: até onde somos culpados?

Daniel Mello disse...

Tropa de Elite realça o problema que Peter Tosh já denunciava a quase 30 anos atrás. Os donos do país querem conter os pobres, querem paz, mas não querem dividir o osso.
" Everyone is crying out for peace yes
None is crying out for justice

I don't want no peace
I need equal rights and justice
Got to get it
Equal rights and justice

Everybody want to go to heaven
But nobody want to die"

E como se disse no "Notícias de uma Guerra Particular", "A sociedade está preparada para um polícia que não é corrupta?"

Tow cheio de aspas hoje...
hehehe
=*

Henrique César Santana disse...

Recomenda/recomendo Rota 66 pra eles. É do Caco Barcellos.

Anônimo disse...

Oi Maíra! Como que tá? olha na comunidade do Caso: no tópico escrito tropa de elite que tem 22 comentários... o meu está lá. Parece muito com o que vc disse... Acho q gostará. Beijos de Saudade!

Salve Jorge disse...

Bom, enquanto usuário
Não nego os méritos
Só lembro que nunca é a realidade
Até porque as realidades
São maiores que qualquer realidade
Mas o filme é bom
Porque uns tapas na cara
Na lógica do filme
Nunca é demais...