domingo, 31 de agosto de 2008

Parte 6 - O lugar mais lindo do mundo


Copacabana
Um presente de Deus


A chegada em Copacabana foi a melhor sensação da viagem. Uma cidade pequena, iluminada de Sol e com o lago mais azul do mundo. Um sentimento de paz vai enchendo a alma e todos os perrengues que até então tinham surgido desapareceram. Copacabana é pura tranqüilidade.

E é de lá que saem os passeios para a Isla del Sol e para a Isla de la Luna, as principais ilhas das 41 existentes no Lago Titicaca.

Conheci a Ilha do Sol e sem dúvida é um lugar mágico. Logo na chegada, entramos em um templo em que desejos são feitos ao soprar uma folha de coca. Caminhadas, Sol quente e vento frio até chegar no fim do passeio, lá na base da ilha, com uma fonte em que a água dizem rejuvenescer. Ao lavar o rosto três vezes com aquela água pensamentos ruins vão embora deixando espaço para as energias positivas. A ilha sagrada dos Incas é assim, do começo ao fim magia e bons fluidos por todo lugar que se passa.

Em Copacabana, há o Morro do Calvário. Ele está há mais de quatro mil metros acima do mar e de lá é possível ver toda a cidade. Eu subi o tal do morro, mas não sei onde estava com a idéia quando fiz isso.

Tenho muito medo de altura, mas mesmo assim resolvi encarar a subida, que estava tranqüila até sentir que era alta demais. Por três vezes pensei em parar, na última, quase no topo eu pensei “desisto”. Tremendo, sentei em uma rocha e fiquei lá, decidida a não subir mais. Foi quando surgiu alguém com o nome mais apropriado impossível: Rafael. Esse companheiro de viagem com nome de anjo, foi quem me ajudou a chegar até o topo e deixar de lado muito medo.

O Rafa com palavras de apoio começou a me incentivar dizendo que eu ia conseguir subir tudo, que ia superar meu medo e que seria uma vitória minha. “Olha Mamá, olha o presente que Deus fez pra gente, vamos contemplar”, disse ele. E assim caí no choro, emocionada com tantas palavras bonitas, emolduradas pelo Sol indo embora. Subi o pouco que faltava e admirei como ninguém aquele pôr-do-sol com o Titikaka como protagonista. A visão mais linda e mais forte de toda viagem.

O Lago Titikaka - maravilla del mundo, como diriam os nativos de lá - com seus 8.500 km² é o lago navegável mais alto do mundo. E o mais bonito também.



próximo capítulo: A capital inca e a trilha simbólica
*imagem: maíra brito

2 comentários:

Anônimo disse...

Sinto os pêlos do meu braço se arrepiarem ao ler o que você escreve, Ma..
Penso lá, penso na saudade, e aqui fecho os olhos, consigo ver perfeitamente aquele pôr-do-sol. E lembro que não a conhecia muuito bem, mas senti em ti uma energia tão boa de missão cumprida, sabia que as lágrimas nos seus olhos eram de felicidade, de conquista!
Fiquei feliz demais por você.


Copacabana é, sem dúvida, renovadora.

Salve Jorge disse...

Essa Copacabana
PArece bacana
COm esse lago
Tão largo
Esse mundo
Tão profundo
MAs é tanta altura
Que tem um doido aqui que jura
QUe não sabe como vai subir isso tudo...