quarta-feira, 30 de abril de 2008

Salva-vidas

Era uma vez eu, eu e os meus milhares de amigos.

Em uma explicação subjetiva diria que o fato de ter muitos amigos ocorre por eu ser aquariana. O signo de ar, penúltimo do zodíaco, Aquário confere muita fraternidade para quem o carrega em alguma de suas casas astrais, e como meu Sol está em Aquário não seria diferente.

Em uma explicação mais objetiva e menos modesta, tenho muitos amigos por ser gente boa. Simples assim.

Mas teve uma época que eu tive muitos amigos, que hoje os classificaria como “amigos de buteco”. Não que não valham muito, mas por serem típicos dessa fauna.

Todo grupo de amigos tende a acabar um dia, cedo ou tarde, por motivos vários. Aquele que eu fazia parte durou muito: cinco anos após, lá estavam todos, ou quase, sempre com a cerveja gelada na mão e com muita energia.

Mas todo carnaval tem seu fim, como diria a música, e o nosso chegou sem pedir licença.

Vendo aquela minissérie Queridos Amigos, percebia a cada capítulo como a história da tevê parecia (ou não) com a história daqueles meus amigos. Nós sempre estávamos dispostos, éramos descolados, modernos e felizes. Minto, felizes não, mas tínhamos o grande dom de acreditar “que tudo estava bem o tempo todo”, e foi nesse embalo que a ponta do iceberg surgiu.

As amizades devem ser baseadas na cumplicidade, respeito e confiança, mas essa tríade não caminhou sempre conosco. Um dia, uma mentira foi contada, alguém não aceitou mais aquele tipo de política e rompeu laços aparentemente indestrutíveis. Léo, também aquariano, protagonista da minissérie, disse uma vez “Sinto saudade do que fomos”, e eu em uma nostalgia às avessas digo “Sinto saudade do que não fomos”.

A relação criada naquele grupo era uma utopia doce e viciante; quanto mais se tinha, mais se queria, porém, alguns enjoaram da docura.

De pouco em pouco, vi vários, daqueles que jurei amigos, partirem. Uns acham outros grupos, outros acharam a si mesmo e no final, senti uma certa leveza dos que foram para outros rumos.

Outro dia, conversava com uma dessas, que trilham novos caminhos, e a última mensagem do bate-papo foi “O último que sair desse barco afunda”. Os salva-vidas já estão a postos.

6 comentários:

Eduardo Ferreira disse...

sempre fiz questão de ter meu grupo de amigos entre meus dedos da mão. parece que o tempo e o amadurecimento me provou que sempre será assim.

alguns grandes amigos continuam até hoje, alguns colegas subiram para o padrão irmão e alguns irmãos desceram para colegas ou desconhecidos.

não tenho amigos, tenho família... vc é uma delas guapa.

lindo texto, beijos

Salve Jorge disse...

Eu perdi muitos amigos pra vida
E luto pra não perder outros tantos
Minha librianisse crônica me impede de aceitar bem os descaminhos dos que se vão
Eu sinto o eco no vazio de cada um dos lugares dantes ocupados
Não é uma saudade do que fomos
Disso eu tenho orgulho
É um sensação de que eles são exatamente o que eu preciso
De que rir com eles não tem preço
E de que se o barco afundar
Bom, eu sei nadar... risos

Marjorie Chaves disse...

Aquarianas me são marcantes. Conheço algumas que, de fato, são importantes pra mim mesmo estando longe. Você é uma delas. Não sei dizer bem o que vocês têm em comum... Sobre as amizades, sou uma concha e estas me são cada vez mais reduzidas, espero que permaneça ao menos meia dúzia! Heheheheheh...

E nem sei nadar!

Beijos

Unknown disse...

PedroH.
Nossa foi muito coincidência ler esse seu texto hj, pq exatamente hj resolvi rever meus depoimentos e um deles era o seu, e aí lembrei do depoimento enorme e cheio de mentiras q fiz pra vc..kkk...
Gosto de preservar as minhas amizades, mas muitas vezes por conta da vida cheia de coisas a gente esquece de alguns e acaba ficando com aqueles amigos mais próximos, os do dia a dia.
É uma pena, pq sinto falta de certos amigos que sempre estiveram ao meu lado e que eu mesmo abandonei. Mas meu pai sempre fala que a gente deve acumular o máximo de amigos, mesmo que não sejam os melhores amigos, pq um dia sempre precisaremos de um amigo, e se tivermos oferta deles é muito bom. Eu estou sempre disposto a ajudar meus amigos ou colegas, sou uma pessoa que preza muito amizade.
Quanto a vc Mah, sei que vivemos em mundos muito diferentes, e que só nos encontramos em festas de aniversário, que por sinal esse ano vai bombar, mas quero que vc saiba que to aqui pro que vc precisar, e espero nunca perder a sua amizade, pq gosto muito de vc e torço muito pra que vc vença na sua vida.
A é, antes que eu em esqueça, a proposta África ainda está de pé da minha parte, só que agora não vou querer mais pra ver os animais da savana, e sim pra fazer estudos epidemiológicos de certas doenças na população, trabalho que com certeza precisarei de uma jornalista como vc ao meu lado, hehe!!!
bjs

Unknown disse...

e desculpa o mainha pq tava no orkut errado..hehe...bjs

Gabriela Brasil disse...

Nos últimos meses tenho pensado muito nesse negócio de amizade. Foi assunto constante na terapia inclusive.

Você falou por mim. Bem, de comum nós temos o signo. Vai ver que é uma boa explicação. Hehe.

Beijos