quarta-feira, 23 de abril de 2008

Salve Salve!!!

Acordei e nem me dei conta de que dia era. A televisão me lembrou: 23 de abril.
Hoje, mais que nunca queria estar no Rio de Janeiro. Ali na rua da Alfândega, do lado do Parque Sant’Ana, quase na Vargas. Simplificando, na Igreja de São Jorge, no Centro da cidade.

Dia 23 de abril é dia de São Jorge. Ogum pra alguns, e Santo de devoção pra mim. Ano passado, um amigo meu estava lá e me descreveu a festa: Católicos misturados com adeptos ao Candomblé e Umbanda. Blusas vermelhas, brancas e azuis. Brasileiros e estrangeiros. Todos juntos. Celebrando a força do meu Guerreiro Santo, tão complexo como a fé do povo do meu país.

Eu queria estar lá. No meio de tanta gente, com velas acesas e tambores falando. Ali de joelhos, em frente da imagem, na Igreja pequenininha, no fim do Saara. Mas tempo e dinheiro não me permitiram estar lá. Não importa. Fé remove montanhas e em pensamento estou na Cidade Maravilhosa, em dia do jogo do Mengo, em tempos de sincronia religiosa.

Que São Jorge Guerreiro ilumine o caminho de todos nós.


“Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge.
Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos eles possam ter, para me fazerem mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem. Amém.”

4 comentários:

Eduardo Ferreira disse...

Carrego em meu peito o cordão dado pela minha irmã. Ela bem sabe da proteção que preciso e tudo segue seu rumo graças a sua fé.

A igreja é linda, só me lembrei de ti quando estava por lá.

Salve salve.

Marjorie Chaves disse...

Quando me deparei com o título da postagem não resisti em dar um pulo aqui e lembrar da figura de São Jorge na lua. Meu pai como bom carioca, diz que muitos do Rio dão devotos do santo guerreiro. Talvez seja por isto que exista tanto Jorge que veio de lá! rs...

E Salve Jorge!

Salve Jorge disse...

Eu tava lá no rio dia 23.. ganhei uma camiseta do santo inclusive...

E tu minha cara, estas vestida com as roupas e as armas de Jorge.. e do dragão.. e da lua.. e de toda a cosmogonia se ela tiver ao menos um pingo de juízo..

Beijos e perpétuos salve salves...

Jackie Götzen disse...

Poderíamos ter trocado de cidade...vc aqui no 23 de Abril e eu aí no aniversário de Brasília! rs!

Sim, foi uma festa bem bonita! São jorge, Ogum pra mim! Mereceu e por isso fui a duas festas para ele em terreiro de umbanda...eita energia!!!

"Domingo 23 é dia Jorge"..ou " A lua de Ogum" ou quem sabe..." Que cavaleiro é aquele? Ele é São Jorge Guerreiro que vem cavalgando na falage de Ogum"

Salve Jorge...Ogum iê, meu Pai!