terça-feira, 13 de maio de 2008

Dia de luta

"Livre do açoite da senzala. Preso na miséria da favela".

Samba-enredo “100 anos de liberdade - realidade ou ilusão?”. Estação Primeira de Mangueira, 1988
.



13 de maio de 1888: No Rio de Janeiro, a Princesa Isabel assina a Lei Áurea e abole a escravatura do Brasil.

Site do Correio Braziliense de 13 de maio de 2008: A população negra será igual ou mais numerosa que a branca no Brasil ainda em 2008. A projeção foi feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que divulgou nesta terça (13/05) o estudo “Desigualdades Raciais, Racismo e Politicas Públicas: 120 Anos de Abolição”.

Site da Folha de S.Paulo em 13 de maio de 2008: A população negra deverá ser maior do que a branca no Brasil ainda neste ano, segundo projeção feitas pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). (..) Em 1976, ano da primeira Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), a população brasileira tinha 40,1% de negros e 57,2% de brancos. Em 2006, havia 49,5% de negros e 49,7% .

7h da manhã, a televisão grita: “Hoje é dia da Consciência Racial”.

É por essas e por outras que ninguém entende a falta de consciência e de luta brasileira.

Dia 13 de maio. 12o anos da abolição da escravatura no país, não da consciência racial. Teoricamente hoje seria um dia para comemorar, mas como o Movimento Negro, repudio a data. Na verdade faço melhor, procuro usá-la como bandeira para gritar por liberdade, mais uma vez.

Quando eu era pequena, pensava que a Isabel era uma princesa legal, e que tinha assinado uma lei bacana e com isso, tornava o Brasil o último país a deixar de ter escravos. "Ô mulher boa", acreditei. Anos depois, com a consciência racial sendo trabalhada, entedi porque dia 13 de maio não é dia de festa.

Há pouco mais de 1 século atrás, tiraram as correntes do meu povo e os deixaram no relento; disseram que eles eram livres,mas não deram escola, saúde, oportunidade ou sorte. Assim, a história do meu povo povo preto é marcada mais uma vez pelo descaso e pelo preconceito.

Hoje foi dia de reafirmar lutas e causas e daí, vi que muita gente foi dizer "sim" às cotas no Senado. Então repito: Sim, sim e sim!

Sim pela Lei dos Sexagenários, do Ventre Livre, Áurea etc. Sim por cada não em entrevistas de emprego. Sim por causa de cada comentário jocoso durante as aulas (de história, principalmente) sobre a etnia negra. Sim pelo povo que do açoite, foi pra favela.

Sim pela liberdade que tanto sonhamos. E sim, pelo desenvolvimento de uma consciência racial combatente - por que segundo estudos de não sei da onde, a igualdade econômica entre brancos e negros só será possível em 2040. Então sim, para que o meu povo se veja negro, porque o negro é lindo, o negro é forte, o negro é luta.

Como diria a canção “Se hoje estou aqui, só devo a Dandara, Só devo a Zumbi”.

A luta continua.

3 comentários:

Daniel Mello disse...

site da Agência Brasil, 13 de Maio de 2008: No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinava o documento que declarava livres todos os escravos do Brasil. Cento e vinte anos depois da Lei Áurea, a situação de parte dos 90 milhões de afrodescendentes do país ainda é lamentável, segundo pesquisadores e organizações que defendem as políticas afirmativas para os negros.

Talvez seja legal vc procurar fontes de informação diferentes. O controle da (des)informação é uma ferramenta importante de dominação.
"Today they say that we are free
Only to be chained in poverty"
Bob Marley, 1973

Eduardo Ferreira disse...

vivem em uma situação lamentável em um país que a maioria dos miseráveis assim o vivem.

mas algo mudou desde 1888, hoje uma linda negra pode gritar aos céus e bytes seus pensamentos e arrepiarem aqueles que possue o mínimo de consciência e sangue nas veias.

gostei demais.

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Martin Luther King

Salve Jorge disse...

Se negro
Não nego
Sou nêgo
Não arrego
Me alegro
Que um universo carrego
Na vastidão pigmentada dessa carne
Que arde
A tanto tempo
Sob os auspícios da opressão
Toda uma nação
Sempre entoando uma canção
E marcando a força
O que a marca do ferro nunca calou...

"Africa, Unite
'Cause we're moving right out of Babylon
And we're going to our father's land

How good and how pleasant it would be
Before GOD and man, yeah
To see the unification of all Africans, yeah
As it's been said already let it be done, yeah
We are the children of the Rastaman
We are the children of the Higher Man

Africa, unite 'cause the children wanna come home
Africa, unite 'cause we're moving right out of Babylon
And we're grooving to our father's land

How good and how pleasant it would be
Before GOD and man
To see the unification of all Rastaman, yeah

As it's been said already let it be done
I tell you who we are under the sun
We are the children of the Rastaman
We are the children of the Higher Man..."