sábado, 8 de setembro de 2007

Procuram-se Intelectuais Negros

Esses dias estava lendo Florestan Fernandes: “Significado do Protesto Negro”. Forte o título né? Mais cabuloso ainda o autor. Chato até o talo para qualquer negro.

Tenho mil amigos das Ciências Sociais, e muitos deles adoram uma etnicidade e uns estudos por esse ramo; a galera do Movimento Negro detesta eles. O argumento é “Porque não estudar uma família de classe média branca da Asa Norte?”. A delicadeza de estudar uma etnia é que sem querer, quem pesquisa, acaba dando voz ao povo, e no caso do povo preto, quem disse que eles não possuem voz?

Entendo ambos os lados, mas creio que estudos de todas as cores sobre todos devem continuar surgindo. Muitos serão erros, outros acertos, e no meio de tudo isso podemos construir uma nova visão do homem. (uhhh falei bonito).

Mas então, melhor seria se melhor fosse como diria o poeta. Quero dizer que bom mesmo era ter vários negros falando negros, estudando seu povo e gritando com maior veracidade suas características. O lance é: onde estão esses intelectuais negros? Eles são empregados, desempregados, são moradores de periferia tentando superar o racismo.

Somente 8% da população negra conclui o Ensino Superior; esse número mais que triplica quando se trata da população branca. E ainda me questionam o porquê das cotas.

Florestan fala bonito à beça, mas falta algo. Ele fala bem pros brancos que não sabem o que é ser perseguido em shopping center, ou ter sua expectativa de vida reduzida por problemas psico-sociais. Ele não diz novidade alguma pra pretoria.

É a Consciência Negra que vai fazer meu povo mais forte: Intelectuais Negros do mundo uniu-vos!

4 comentários:

Salve Jorge disse...

Negro
Não nego
Aliás rego
E rogo
Que seja logo
Que o negro
Vire regra
Vire as regras
E superemos essa gente que segrega
Ou acha que sabe definir a exclusão
No fim ninguém tem a dimensão
A não ser essa gente que enverga
Mas não quebra
E segue avante
Nessa imensidão...

Anônimo disse...

Ao meu ver, ao perguntar a uma menina de 6 anos o porque do cabelo rasta, nas palavras decoradas passadas certamente pela mãe veio:

"Meu cabelo é meu passado."

Mostra que a faculdade é um passo importante, mas nada que sirva se a ânsia de lutar pelos seus direitos não começar de si.

Anônimo disse...

Lindo Maíra! Lindo. Orgulho de voce, preta!

Anônimo disse...

Maírovisky;0) De família negra..de mães negras..com primas negras..tias negras e ancestralidade negra.
Muito me orgulha nossas passadas se encontrarem nestes trilhos aonde pensar não é regalía para homens e branc@s e sim autonomia de negras mulheres em movimento crescente para empoderamento e visibilidade de sua história. Salve Dona Lia e seu legado com Chico Preto de Araxá para o mundo.
Amo você preta. Fé, amor e paz!
Ps:Salve Junior e sua indicação para palavras em negrito_vida longa ao pensamento que liberta!
Beijo, sua prima.
Lia Maria
Ativista Autônoma/..do Fórum de mulheres Negras do Df/..do EnegreSer - Coletivo Negro do Df e Entorno.