terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Moçambique em pauta

"Os fatos só são verdadeiros depois de serem inventados"
Mia Couto



Ontem tive a alegria de um acaso muito bem vindo. Zappeando os canais da tv vi o rosto de Mia Couto, e quem me conhece sabe da minha paixão por ele. Quem não conhece o apresento: Mia Couto é Antônio Emílio Leite Couto, um biólogo escritor, autor de diversos livros de contos, cônicas e romances.

Conheci Mia no meu primeiro semestre de jornalismo, estudando Língua Portuguesa. A obra em questão foi Terra Sonâmbula (segundo o autor “o livro mais difícil de ser escrito”, e creio que o melhor também), um livro que se explica pelo título: Moçambique é uma nação em busca de si mesma, uma terra, um país, sonâmbulo, procurando por sua essência.

O enredo: o menino Muidinga e o velho Tuahir fugindo da guerra encontram um "machibombo" (ônibus) queimado e uma maleta, cheia de cadernos, contando uma história, que se confunde com a do próprio país.

Os livros do autor moçambicano normalmente abordam o mundo onírico, a morte e o tempo. O tempo, nos livros, representa o tempo da África, circular, não linear. Tanto que ao explicá-lo , Mia Couto diz que em certos dialetos não há a palavra futuro.

A morte, os mortos, se misturam com os sonhos, reais demais, como no realismo fantástico da América Latina.

Mia é um autor a ser descoberto pelo Brasil, sem dúvida.

Romances de Mia Couto (segundo a Wikipédia) :

  • Terra Sonâmbula
  • A Varanda do Frangipani
  • Mar Me Quer
  • Vinte e Zinco
  • O Último Vôo do Flamingo
  • O Gato e o Escuro
  • Um Rio Chamado Tempo, uma Casa Chamada Terra
  • A Chuva Pasmada
  • O Outro Pé da Sereia.


E para quem não for fazer nada hoje a noite: Além Mar ás 22h40, no Canal 2. Além mar é um documentário que revela os países de língua portuguesa, parece ser bem legal.

2 comentários:

Marjorie Chaves disse...

Olá, de vez em quando me deparo com estas surpresas em algum canal interessante [coisa difícil de se ver], mas enfim, de Mia Couto infelizmente só conheço "Vozes anoitecidas", tenho em pdf, se quiser...

Valeu pela dica!

Beijos

Salve Jorge disse...

Estou por conhecer, ams com uma recomendação destas, deixa só o meu mestrado terminar e conversamos à respeito.. risos