sábado, 15 de dezembro de 2007

Brasília, traço do arquiteto


Niemeyer faz 100 anos hoje. Existe uma piada que diz que ele, Dorival Caymmi e Dercy Gonçalves são pra sempre. Tô quase acreditando nisso.

Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro e se formou na Escola Nacional de Belas Artes, saiu de lá engenheiro arquiteto e ficaria conhecido pela sua marca principal: o concreto armado.

Le Corbusier foi um arquiteto de extrema importância para Niemeyer. Os princípios da nova arquitetura do francês influenciaram o carioca e Brasília mostra isso como ninguém. A Construção sobre pilotis, o Terraço-jardim, a Planta livre da estrutura, a Fachada livre da estrutura e a Janela em fita são prosaicas para o pessoal do cerrado.

Quem nunca brincou de baixo do prédio? Ou percebeu que os telhados dos prédios do Plano Piloto são lajes lisas, abertas, sendo possível caminhar por elas? E que o Sol sempre bate de manhã nos quartos maiores e de tarde nos quartos menores de cada prédio?

Na 3ª série estudei Brasília. Nunca me apaixonei tanto pela minha cidade como naquela época. Minha ilha quadrada...Concreta. Concreto. Bem Niemeyer.

Há uns 10 anos atrás, em um ônibus que fazia o trecho Araxá-Brasília, ouvi uma senhora explicar para sua neta como era Brasília. “Brasília é diferente de tudo o que você já viu na sua vida”, ela disse; e estava certa. Apesar da Igreja da Pampulha, da Mesquita em Argel e do Partido Comunista Francês, sem dúvida, tudo o que Niemeyer fez em Brasília foi o seu melhor.

Uma Catedral em forma de cálice, um museu lembrando Saturno, entre todas as outras belezas daqui, são coisas tão Niemeyer e tão nossas... Muitos reclamam da escassa funcionalidade de suas obras, ele nega a crítica, e no fundo, a gente até se acostumou com isso.

Os anos do centenário arquiteto, pra mim, poderiam se resumir nos, 4 ou 5, em que a capital foi construída. Apesar dos pesares, ele acertou em cheio.

Gosto tanto dela assim.
*Imagem: Google

5 comentários:

Salve Jorge disse...

O mais facinante de Brasília é ser única
Inigualável
Como disse certa vez a uma conhecida
Viver em Brasília é estar fora do padrão
E ser esse o nosso padrão
Horizontal
Imerso no ambiente
Sob um céu resplandecente
A ponto de quando ganhamos a estrada
E nos deparamos com os pilares de concreto
Acharmos diferentes estes, que são o padrão
Então Brasília nos é revolucionária para dentro e para fora...

A única coisa que comparo com isso aqui é Veneza, com seus também únicos canais...

Mas eles não tem céu como o nosso, nem jornalista como esta ou historiador como este.. risos

Ah, e os canais fedem... risos

Anônimo disse...

Sempre mto bom passar por aqui =]
É bom morar nessa cidade unica.
;*

Anônimo disse...

OI MAIRA! QTO tempo, preta!
PO, mó descordo de algumas coisas... rsrsrs.. acho q já conversamos sobre isso, inclusive... Niemeyer é genio sim... Mas brasília FEDE. Se ficar olhando muito pro lindo céu, vc pode esquecer que há pardal a 50 metros. Os canais de Veneza fedem tanto quanto a rodoviaria (ou menos)... Eu parabenizo Niemeyer... é o ultimo comunista vivo. Mas daí, salvar brasilia porque tem obras dele...É interessante falar sobre uma cidade se fixando nas coisas (nao vivas) que lá estão... É fácil e cômodo. Eu definitivamente não salvo brasilia. POr mim derrubava-se tudo. e fundava-se uma vila. E esperava ela crescer. É muito mais digno. Ter cara, ter história, ter coração. Mas não. Isso aí, essa vontade fértil de nascer, está distante dos olhos dos brasilienses, fora do cinturão verde de segurança(nunca perceberam?). Está na babilonia, dos trabalhadores, que sofrem em pé no busão diariamente indo e voltando do centro, mas vão à feira bater pagode sem pagar ingresso, rir e ser alguém. Estes aí, fazendo do sonho de Niemeyer um pesadelo, carregam os pilots sobre as costas. Quem há de negar esta verdade? brasilia não merece nem letra maiúscula.

Jackie Götzen disse...

Sou fascinada por Brasília!!!

Encontrei sei blog por acaso..e amei! Amei o nome e amei a homenagem!!!!

Jackie Götzen disse...

Achei o link pois eu estava pesquisando sobre "traços", sabe aqueles que a gente faz em cima da palavra??? Aí parei aqui!!! Vou te add pra passar sempre por aqui ok?